26 de setembro de 2015

Mutações em João Pessoa

Quem mora em João Pessoa, capital da Paraíba, está tendo que se acostumar com uma série de mudanças implantadas no trânsito da cidade. Essas mudanças tem várias causas e consequências. Para tratar dessas questões, vou utilizar este blog e nosso humilde canal no YouTube. Aqui falarei das causas, enquanto no vídeo mostrarei as consequências, sejam elas boas ou ruins.

Para saber as consequências das mudanças, precisamos de um pouco de tempo, até porque ainda estou usando e avaliando, tanto o binário que alterou o trânsito no centro da cidade, como o famoso Trevo das Mangabeiras. Em virtude disso, primeiro a postagem aqui no blog, para falar das causas, já que elas estão prontas para serem expostas. Enquanto as consequências, sentiremos depois e falaremos depois, em vídeo.


Com o acirramento político provocado pelos recentes embates eleitorais e quebras de alianças, os grupos detentores do poder na Paraíba, encabeçados por Ricardo Coutinho (governo do estado) e Luciano Cartaxo (prefeito da capital), lutam para mostrar serviço à população. E o povo gosta de obra, no melhor dos sentidos. O eleitor quer tropeçar no concreto, vibrar com a placa e aplaudir os operários. Portanto, nada melhor que uma boa revolução no espaço para mostrar que é um bom gestor.

Se o cara passar quatro anos administrando uma cidade e sair sem mostrar uma obra, sua carreira política estará encerrada. Não importa que os serviços tenham funcionado bem. Escolas e hospitais bem equipados, servidores bem remunerados, esgoto tratado, segurança reforçada... Nada disso será tão impactante quanto um prédio bonito construído em lugar estratégico e com uma placa citando o nome do gestor que mandou fazê-lo.

Pensando nisso, Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo resolveram fazer dos meses que antecedem as eleições de 2016, os meses mais "reformulantes" da história de João Pessoa. Muita praça inaugurada, muita placa descerrada, muito concreto. Sai uma árvore, entra um muro. Rua que ia, agora volta, rua que voltava, agora vai. E o melhor... Muitas entrevistas para explicar tudo isso, solenidades de inauguração, fotos, jornais, mídia!

Na cabeça da população, uma ideia fundamental: estão trabalhando. E ai daquele que inaugurar, digo... Trabalhar menos! O povo está atento. Em 2016 tem eleição para prefeito, e quem gosta de poder precisa dominar o eleitorado da maior cidade do estado.

Por enquanto, é isso. Sabemos a causa de tantas mudanças... Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo não querem dividir o poder, precisam aniquilar um ao outro para continuar mamando, digo... Administrando à vontade, pelo bem do povo (que os cerca).

Vamos torcer para que tudo isso traga alguma consequência positiva, quem sabe até um trânsito ligeiramente melhor. Mas essa consequência será avaliada in loco, através de mais um vídeo do nosso humilde canal, em breve.