5 de agosto de 2010

5 de agosto


Esta data marca os 425 anos de João Pessoa, a capital da Paraíba, cidade de muita história ruim no que não interessa e boa no que interessa.

João Pessoa foi nome dado em homenagem a um dos presidentes de província que tivemos por aqui. Não é lá um nome maravilhoso para uma cidade (opinião pessoal), mas já que aí está, aceitemos. A cidade em si é muito boa pra se viver.

Curiosidades:

João Pessoa é a terceira capital mais velha do Brasil.

A cidade foi fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, em homenagem à padroeira, mas teve o nome alterado cinco vezes. Em 1600 passou a ser chamada de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, para homenagear o rei Felipe, da Espanha. Não sei ao certo quem era o esquizofrênico encarregado de dar nome à cidade naquela época, mas o fato é que as escolhas eram bem estranhas, tanto que em 1635 a cidade passou a ser chamada de Frederikstad, ou cidade Frederica (para os mais aportuguesados).

Dando seguimento ao processo de indecisão, em 1655 a cidade retomou o nome de Nossa Senhora das Neves, mas não cessou a indefinição... Em 1817 a capital recebeu o nome do estado - Paraíba, capital da Paraíba. Essa decisão rendeu pouco mais de 100 anos, porque em 1930 o presidente João Pessoa foi assassinado pelo marido de sua amante e a população clamou pelo batismo da cidade com o nome do mesmo.

Tentando se esquivar do belíssimo nome e da história que o deu à cidade, a população atual (leia-se eu e outros) preferem chamar João Pessoa de Jampa. Mas nada disso significa que nossa terra seja ruim, desvalorizada ou qualquer coisa parecida. A cidade de João Pessoa é uma das mais bonitas do Brasil, tem um povo acolhedor e pacato, além de um clima agradabilíssimo.

A cidade costuma surpreender os turistas. Quem vem a João Pessoa pensando em encontrar uma Paraíba seca, analfabeta e atrasada se surpreende. É uma capital rica em todos os sentidos, com fartura de água e muito mais no que se refere à natureza, é a segunda cidade mais arborizada do mundo, segundo a ONU. Atualmente João Pessoa conta com quase um milhão de habitantes e tem uma gigantesca taxa de crescimento econômico anual na indústria, além de estar evoluindo significativamente no turismo.

Impulsionada pela competição com Campina Grande, outra cidade que se destaca mais a cada ano na Paraíba, João Pessoa hoje comemora 425 anos no melhor de sua história.