21 de setembro de 2009

Blog novo, domínio de sempre

Agora é oficial! O blog.joaorocha.com continua no ar. O sentimento após ter perdido todas as postagens do primeiro ano no ar não é bom, mas a satisfação de ter conseguido manter a página com o mesmo endereço é ótima.

Explicando:

Até 3 dias atrás eu utilizava hospedagem gratuita da Locaweb, todavia a empresa resolveu cortar este serviço que já era oferecido havia anos para os que compravam domínio por lá. Como o blog não conta com receita, é apenas um espaço "recreativo" para mim, achei que não valeria a pena pagar o preço mínimo cobrado pela Locaweb para a manutenção do serviço (que incluia e-mail e hospedagem gratuita para um domínio além do blog).

Apesar da situação, eu acredito que tenha sido um bom momento do blog o que provocou a intenção de cobrança da Locaweb. De acordo com o contador automático, o blog registrava quase 6.200 visitas ao longo de 12 meses e continha mais de 60 postagens. Em cima disso veio a cobrança pelo serviço.

Eu poderia pagar a Locaweb e manter tudo como estava, ou poderia criar um blog gratuito através do blogger ou do Wordpress, mas esta segunda opção me faria mudar de endereço e consequentemente perder leitores que tinham gravado o blog.joaorocha.com - além de deixar de ter minha página www.joaorocha.com e o e-mail.

A solução foi pesquisar e achar um servidor mais barato do que a Locaweb (coisa que não é difícil). Feito isso, eu tive que alterar DNS, o que deixou o blog e o joaorocha.com fora do ar por quase 2 dias. Mas tudo deu certo! Não estou mais com a Locaweb, mas estou com você aqui no mesmo lugar, e mais: podendo ser acessado também (com o mesmo conteúdo) em joaorocha.blogspot.com - agora tanto faz.

Tenho um blog com muito mais recursos, acessível em 2 endereços (inclusive o de antes) e aprendi um pouquinho mais a mexer com essa coisa virtual. Agora é tocar para frente... Assuntos novos, postagens novas e blog renovado.